Descubra como a volta a calma te relaxa e transforma seu treino em um Treino Inteligente.

 

 

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A Volta a Calma

Neste episódio de Treino Inteligente, Rainier Morilla e Laís Monteiro falam sobre a volta a calma no fim do treino.

Como você finaliza seu treino? Apenas para de treinar ou dá um presente para seu corpo? Continua no stress do treinamento ou retorna a calma?

Grandiosa é a arte do começar, mais grandiosa ainda é a arte de finalizar.

by Henry Wadsworth Longfellow

Na nossa série sobre o treinamento físico, estamos falando sobre como você deve lidar com seu exercício. Nós dividimos ele da seguinte maneira:

Porque eu devo finalizar a volta a calma?

O exercício físico é um stress. Se você aprende a se controlar durante o exercício, você aprende a lidar com momentos de stress.

by Láis Monteiro

No momento de relaxamento, ao fim do exercício, você volta a calma. Com isso seu corpo entende tudo o que aconteceu na aula. Esse momento final é quando sua mente está assimilando tudo o que aconteceu nos últimos minutos.

Quando você sai correndo do seu treino, sem dar atenção à finalização, você perde os ensinamentos que o seu próprio corpo aprendeu.

Não deixe o fim do seu treino ser automático, rápido, disperso. Traga a consciência e a calma tomar conta do seu corpo. Deixe o seu corpo sentir o que aconteceu com ele e compreender tudo o que ele vivenciou.

Como eu volto a calma? Como eu relaxo e consolido esse aprendizado?

Em primeiro lugar, sempre deixe os últimos 5 a 10 minutos do seu treino para o retorno a calma.

Aproveite esse momento para reduzir a sua frequência cardiaca, baixar a velocidade de sua respiração e acalmar a sua mente.

RESPIRAÇÃO

Além de lidar com a respiração durante os exercícios físicos, é importante retornar a velocidade da sua respiração à velocidade normal.

Você pode trabalhar com respirações 4/8, ou seja. Inspire por quatro segundos, expire por 8. Respire fundo e encha seus pulmões. Assim, você trará uma boa oxigenação para o seu corpo enquanto a calma retorna para seu corpo.

ALONGAMENTOS

Aproveite para fazer alongamentos estáticos ou mesmo dinâmicos, mas com movimentos mais suaves. Dê para a sua musculatura o que ela merece. Não se leve para extremos nesse momento, é hora de dar um carinho e amor para seu próprio corpo.

GRATIDÃO

Aproveite para agradecer por sua saúde e por sua vida. Agradeça seu corpo pela entrega que ele deu para que você se mantenha saudável.

Agradeça a sua mente por ter dedicado esse tempo para trabalhar pelo corpo no qual ele vive.

Aproveite para ter um momento de gentileza para consigo mesmo.

MEDITAÇÃO

A meditação é uma ferramenta incrível para trazer calma para a sua vida.

Especialmente quando falamos de Mindfulness, também conhecido como atenção plena, onde o foco é prestar atenção às sensações do corpo e em especial à respiração.

Assim você acalmará a sua mente enquanto presta atenção em como o seu corpo está após os exercícios. Trazendo um aprendizado transformador.