O que é ter uma boa técnica do Movimento? Como fazer um bom movimento na hora de executá-lo?

Newsletter

Receba nossas últimas noticias!

Técnica do Movimento

Neste episódio de Treino Inteligente, Rainier Morilla e Laís Monteiro falam sobre a Técnica do Movimento e a importância de executar os movimentos de seu exercício físico da forma correta.

Porque Pensar na Técnica do Movimento?

Seu treino não tem evolução? Você pensa ou aumentar o peso na academia ou aumentar as repetições, mas não consegue? Sente que seu corpo não está preparado para o movimento?

O que está faltando é a técnica do movimento.

A técnica do movimento vem com algumas reflexões.

Já falamos sobre os “Objetivos e Excessos” e sobre o “Processo de Aprendizagem” para alcançar a técnica do movimento. Nesse episódio da técnica do movimento refletimos sobre as seguintes questões.

Quando Você se Exercita, Pensa em Como Evitar Lesões?

Este é um dos itens que mais nos importamos. Por isso a técnica do movimento é tão importante. O exercício físico deve promover saúde, nunca gerar o problema.

Por isso, se você pratica um esporte. é importante ter um treino para melhorar o movimento durante o esporte. Mais para frente falamos melhor sobre a transferência da técnica do movimento para o dia a dia e para o esporte.

Como posso evitar as lesões?

Recomendamos o episódio que deu origem à série “Como evitar lesões durante os exercícios físicos?” é o ponto inicial para chegarmos no que estamos falando hoje.

O Que é Mais Importante? Aumentar Pesos e Repetições ou se Fortalecer com Saúde?

É muito comum as evoluções nos exercícios físicos serem medidos pela quantidade de peso ou de repetições. Isso é um erro gravíssimo!

Se você pensa que quando você executar 100 abdominais você está melhor do que quando executa 50 abdominais, você está provavelmente enganado.

Você deve manter a sua atenção na qualidade do movimento, não na quantidade de movimentos. Especialmente porque se há algum erro na execução do movimento, você está acentuando um problema ou uma lesão.

Agora quando você, em vez de executar 50 abdominais, executa 20 com qualidade de movimento, pensando em ativar a musculatura certa, com o padrão postural correto, com o respeito de descanso, trabalho de mobilidade e liberação miofascial. Enfim, quando você executa bem feito, aí sim há evolução.

E a principal evolução vem com o tempo, com um processo de desconstruir o movimento errado e construir um correto. Isso traz saúde para sua vida, estimula a boa postura, melhora seu equilíbrio muscular, melhora seu alinhamento ósseo e articular.

Você Respeita Seu Próprio Corpo?

E é claro, que quando você pensa na evolução com técnica do movimento, levando em consideração todas as variáveis do seu corpo, você aprende o que seu próprio corpo precisa.

Entender o seu próprio corpo. Onde estão as suas disfunções, desequilíbrios e padrões posturais errados é o grande passo para ter uma boa técnica do movimento e implementar um movimento fluido e ideal.

Entender o que é a boa postura, como manter as forças de compressão e descompressão, qual musculatura utilizar durante o movimento, qual não devo utilizar. Esses pontos reforçam mais e mais a qualidade do movimento.

O Que e Como Você Aprende Com Os Exercícios Físicos?

A construção de uma técnica de movimento é igual â aprendizagem. Acontece aos poucos e dia após dia.

Também é necessário compreender que seu corpo já aprendeu como executar um movimento. Quando você levanta um braço, você não pensa quais músculos ou articulações vai movimentar.

Por isso é importante desconstruir esse aprendizado, para remover os erros que são cometidos, e adquirir a movimentação correta. Isso não vem do dia para noite. Isso vem com muito trabalho e repetição.

Você Sabe o Que Está Fazendo?

Quando você tem um profissional de educação física ao teu lado, como um personal trainer, te auxiliando a executar um movimento da forma correta, com a técnica do movimento, você passa a aprender como executar um bom movimento.

  • Entender o que é e como manter uma boa postura.
  • Como manter as forças de compressão e descompressão?
  • Qual musculatura utilizar durante o movimento e qual não devo utilizar.
  • O que são os vetores de força e como utilizo eles em meus movimentos.

Você Corrige ou Enfatiza os Erros Musculares?

Pense sempre nisso. Se você executar um movimento de forma errada, você só está agravando um problema. Quando você pensa na técnica do movimento, você começa a andar em passos lentos, mas eficazes em direção aos seus objetivos e em direção à uma vida saudável.

É um processo lento? É. Mas é melhor dar passos lentos na direção correta do que correr na direção errada.

Fale Conosco

Para falar conosco use o formulário abaixo, ou envie e-mail para [email protected] ou converse via instagram @lais_monteiro

FALE CONOSCO

VIVA A TRANSFORMAÇÃO

Saiba como o exercício físico personalizado pode melhorar a sua vida.

VAMOS LÁ
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Leave a comment