Até onde você iria para alcançar seus objetivos?

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Técnica do Movimento – Objetivos e Excessos

Neste episódio de Treino Inteligente, Rainier Morilla e Laís Monteiro começam a falar sobre a Técnica do Movimento. O tema Técnica do Movimento será dividido em várias partes, e nesta primeira falamos sobre objetivos, pular etapas, excessos e recuperação e autoconhecimento.

Seu treino não tem evolução? Você pensa ou aumentar o peso na academia ou aumentar as repetições, mas não consegue? Sente que seu corpo não está preparado para o movimento?

Neste episódio falamos sobre como as metas excessivas, a forma como exigimos demais do nosso corpo ou até mesmo tentamos melhorar muito rápido tem um resultado exatamente oposto.

Objetivos

Você precisa compreender quais são os seus objetivos. Não adianta traçar metas inatingíveis, isso só irá trazer frustrações que vão te desanimar.

O ideal é traçar metas atingíveis. Pensar em seu corpo, no seu biotipo, na sua postura.

Pular Etapas

Quando os objetivos são inatingíveis, existe uma ansiedade para executar os movimentos que seu corpo ainda não está preparado. Precisamos respeitar as etapas, sem tomar atalhos.

Os atalhos mais comuns são:

Aumento de Peso

É preciso pensar muito sobre a utilidade de um peso na musculação. Levantar cada vez mais quilos não significa evolução.

É preciso pensar na qualidade do movimento, como não se lesionar ou se machucar, como manter seus equilíbrios.

Seu objetivo deve ser voltado para a saúde em primeiro lugar.

Aumento de Repetições

Da mesma forma que o peso, temos que pensar como as repetições podem me auxiliar nos movimentos.

É importante respeitar o corpo, entender que quantidade não é qualidade. Se o seu corpo não está preparado para executar muitas repetições, haverá fadiga na musculatura.

Continuar o movimento quando seu músculo já abandonou o exercício não é saudável. Haverão desiquilibrios e suas articulações correm graves riscos.

Não descansar

É no descanso que o seu corpo se recupera, que os músculos são reconstruídos e fortalecidos.

É muito importante respeitar o descanso para que sua musculatura possa recuperar as fibras musculares.

Fazer muito exercício não significa que esse é um treino inteligente. Que isso é um modelo ideal de vida. Isso pode ser um sinal de falta de foco e de entender seus processos biológicos.

Processo

Ter um corpo saudável, forte e belo é um processo. Cada dia você constrói um pouco desse corpo.

Não é como uma corrida de 100 metros, no qual você corre o seu máximo o tempo inteiro. É uma maratona.

Durante uma maratona você precisa gerenciar suas energias, entender que depois de cada passo vem outro, e que demora para se atingir o objetivo.

Treine cada dia sabendo que hoje você está mais perto do seu objetivo que ontem. Foque no futuro, na construção, no processo.

Autoconhecimento

Conforme você vai treinando e aprendendo mais sobre o seu corpo, mais você cresce.

É importante compreender seus processos biológicos. Descansar, comer bem, dormir bem, se exercitar de forma inteligente, evitar lesões.

Compreender as pequenas variáveis do corpo, os equilíbrios musculares, articulares e posturais te leva ao sucesso.

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