No RP2 o Processo é Mais Importante que o Resultado

 

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RP2 feat. Meg Mendonça – Parte 2

Neste episódio de Treino Inteligente, Rainier Morilla e Laís Monteiro conversam continuam a conversa com Meg Mendonça a respeito do Método Rp2 de Alongamento.

Quem é a Profª ms Meg Mendonça?

Mestre em Educação Física pela USP, bailarina profissional, coreografa e docente da Escola de Educação Física e Esporte USP por 15 anos. Meg Mendonça é uma apaixonada pelo corpo. Com grande conhecimento teórico e experiências práticas nas academias Runner Sports e Companhia Athlética desde 1985, Meg foi a criadora dos métodos RP2 e Power Stretch Dance. Além de se aventurar pelas descobertas do corpo, através da Biomecânica, Fisiologia e Neurociência, a Meg Mendonça também é escritora. É autora do livro “Método de Alongamento RP2. Ciência e Poesia” e co-autora dos livros “Ser + saudável e melhorar seu Bem estar” e “Fique bem com o seu corpo e a sua mente

RP2

O RP2 é um método de alongamento diferenciado que proporciona a investigação do seu próprio corpo, seu espaço pessoal e de suas possibilidades de movimento. Ele estimula a proprioceptividade, a capacidade que o corpo tem de reconhecer sua localização, posição e orientação de cada parte do corpo com relação a ele mesmo. Quanto maior o seu conhecimento sobre seu próprio corpo, mais você estimula o desempenho nos exercícios, controle de equilibrio e execução dos movimentos. Facilitando assim os ajustes necessários para o alcance de reais amplitudes.

O que significa RP2?

  • Respiração
  • Relaxamento
  • Passagens
  • Postura

Essas são as variáveis fundamentais para alcançar o grande objetivo do método. Este objetivo é levar o praticante à investigação, exploração e ao conhecimento de seu espaço pessoal, seus limites e possibilidades de movimento através de suas configurações corporais. O RP2 propicia uma análise profunda e minuciosa em relação às estruturas corporais e suas conexões inteligentes focando o como e não o quanto, nós ampliamos os nossos movimentos. A resultante será a reorganização da consciência estrutural. Ou seja ampliar a consciência do corpo, a consciência do movimento e a performance proprioceptiva. Ouça o episódio e aprenda mais sobre este método que fará você mudar a forma como enxerga os exercícios físicos.

O Processo

É preciso compreender que as atividades físicas vem de um processo. Não podemos focar tanto no resultado, pois ele é a consequência de um trabalho bem feito.

INVESTIGAR

É o primeiro contato onde você recebe as primeiras informações sobre uma nova proposta do exercício.

EXPLORAR

Com o novo conhecimento, você explora as formas de realizar os movimentos. Isso inclui a capacidade neural e muscular. O corpo está se adaptando para o exercício.

VIVENCIAR E CONHECER

Vivenciar é conhecer. Seu corpo já entende as necessidade do movimento, os comandos neurais que são necessários e musculaturas que precisam ser ativadas. Já há uma ordem no seu movimento e no pensamento de como executá-lo.

ASSIMILAR

O corpo está se adaptando e se ajustando ao movimento. Ele já tem a compreensão do que executar, as sinapses ficam melhores, mais rápidas e precisas e o controle neuro muscular aprimora. É onde acontecem os ganhos de força e flexibilidade. ADMINISTRAR Agora que seu corpo já consegue realizar o movimento ele pode administrar os limites e possibilidades dos movimentos, as bases de sustentação e as configurações corporais através dos seus desenhos e linhas. Neste momento é que começam as progressões e a técnica começa a ficar mais apurada.

Para entrar em contato com a Meg Mendonça.

Site: http://www.megmendonca.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/rp2metododealongamento
Instagram: https://www.instagram.com/meg_mendonca_rp2/
Telefone: (11) 98766-6757

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