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Preparação do Movimento

Neste episódio de Treino Inteligente, Rainier Morilla e Laís Monteiro falam sobre a Preparação do Treino

O que é a Preparação do Movimento.

A preparação do movimento é a forma como você prepara o seu corpo para a execução dos exercícios físicos. O corpo e a mente precisam estar preparados para quando o exercício seja realizado, ele seja com controle, ativação e consciência. A boa preparação do treino é composta de 3 itens:

A Liberação Miofascial:

Massagens ou movimentos executados com a finalidade de remover a aderência, tensão e prisão dos tecidos miofasciais.

A Mobilidade e Alongamentos Dinâmicos:

Exercícios de mobilidade São exercícios que combinam alongamentos e força para promover a movimentação natural das articulações e lubrificação das articulações.

O alongamento dinâmico já estimula o alongamento durante os exercícios. Funcionam como um pequeno aquecimento e faz com que o músculo a ser trabalhado ganhe mais flexibilidade e relaxamento.

A Pré-Ativação.

São exercícios voltados para ativar a musculatura que será utilizada durante os exercícios. Esses exercícios são executados utilizando o peso do próprio corpo, elásticos e bands.

O objetivo principal é acordar os músculos adormecidos, que devem executar o movimento principal durante os exercícios. A idéia é ativar o músculo e fazer com que os músculos acessórios realizem apenas o que é a função deles. Assessorar o movimento.

Benefícios da preparação do movimento.

  • Promover conexões neurais
    • A preparação do movimento realiza a conexão do sistema nervoso central com as placas motoras. Só assim você faz o músculo entregar o máximo que pode.
  • Remover as tensões e aderências.
    • Se você está com a musculatura tensa, as fáscias não permitirão a boa movimentação do músculo.
  • Ativar musculaturas dormentes.
    • As pré ativações faz com que músculos que não são utilizados no dia a dia recuperem a sua ativação natural.
  • Evitar que musculaturas assessorias sejam ativadas.
    • As musculaturas acessórias devem auxiliar o movimento, não ser o principal. Evitamos assim as sobrecargas e compensações.
  • Fazer com que a musculatura principal seja ativada.
    • A musculatura que precisa estar ativa dará o seu máximo durante o movimento. Dando ganhos de postura, equilíbrio e saúde.

 

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