Neste episódio de Treino Inteligente, Rainier Morilla e Laís Monteiro falam sobre a liberação miofascial.

Newsletter

Receba nossas últimas noticias!

Livre-se das dores, aprenda o que é a liberação miofascial!

Você já se acostumou com as dores nas costas? Vive sempre com dores de cabeça, peso nos ombros ou lombar travada?

É hora de você conhecer a liberação miofascial. Além dos alívios das dores, a liberação é parte fundamental de um bom treino.

Conhecendo seu corpo

Antes de falarmos do que é a liberação miofascial, é fundamental entender como o seu corpo funciona e do que estamos falando quando falamos de algo que é miofascial.

Miofascial = Mio + Fascial

Sempre que falamos do termo miofascial estamos queremos fazer a junção de dois termos.

O primeiro termo, “mio”, está relacionado com a musculatura, ou seja, os músculos do que sustentam o seu esqueleto e dão movimento ao corpo.Já o termo “fascial” está relacionado às fáscias, que são os tecidos conjuntivos que envolvem os músculos, vasos sanguíneos, nervos e vísceras.

A função das fáscias é de unir, comprimir, proteger, envolver e separar os nossos tecidos. Ele reveste e conecta nossas estruturas permitindo e aumentando a transmissão de forças. Também permite o deslizamento dos tecidos musculares e armazena energia potencial elástica, auxiliando os músculos durante a execução de movimentos.

O que isso tem a ver com as dores?

As fáscias tem também função sensorial, ou seja, ela tem a capacidade de sentir. Quando as fáscias estão com alguma aderência ou lesão, você pode sentir dor.

Além disso, os músculos também podem estar em um estado de hiper irritação, também chamada de pontos de tensão, Trigger Points ou nódulos musculares. Esses pontos de tensão são os nós que acontecem em nossas musculaturas. Não há consenso científico sobre o que causa esses nódulos.

Como me livro das dores?

Através das liberações miofasciais. O que são essas liberações? Massagens ou movimentos executados com a finalidade de remover a aderência, tensão e prisão dos tecidos miofasciais.

Elas podem ser executados por especialistas como osteopatas, fisioterapeutas ou educadores físicos que tenham especialidade nisso. Também podem ser executadas em casa.

No episódio falamos sobre isso e como você pode fazer algumas liberações em sua casa.