Neste episódio de Treino Inteligente, Rainier Morilla e Laís Monteiro falam sobre falam sobre mobilidade e alongamento dinâmico.

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Faça exercícios de mobilidade e alongamento dinâmico e ganhe mais flexibilidade e relaxamento

Você tem dificuldade de executar movimentos? Sente dores e desconfortos nos ombros, joelhos, quadril ou lombar? Sabia que a falta de mobilidade pode ser o causador desses problemas?

O que é mobilidade?

Mobilidade é a capacidade de execução de movimentos de uma ou mais articulações, ou seja o quanto você consegue esticar ou dobrar suas articulações com pequenas ou grandes amplitudes sem que haja quaisquer restrições.

Quando você tem uma mobilidade reduzida, existem dificuldades para realizar um movimento da forma correta, consequentemente existem também dificuldades de manter uma boa postura e de executar exercícios físicos sem causar lesões.

É necessário trabalhar a mobilidade a fim de evitar as lesões, dores musculares, desconfortos durante os exercícios, e especialmente reduzir os problemas articulares como síndromes de impactos, artrose, condromalácias, inflamações nos músculos entre outros.

Para ter mobilidade é preciso de:

Flexibilidade

A flexibilidade é o alongamento máximo de uma musculatura e tendões, o quanto esse músculo se permite ser alongado até chegar ao seu ponto final.

Força

Para a realização de qualquer movimento é necessário a ativação de um músculo. Músculos fortes auxiliam na melhor execução de um movimento, permitindo assim que as articulações realizem as mobilidades necessárias para executar um movimento de forma natural e saudável.

Amplitude

Quando eu tenho força e flexibilidade, eu consigo realizar o movimento na amplitude máxima. A amplitude é o ângulo máximo no qual eu consigo movimentar minhas articulações. Para isso é necessário trabalhar o conjunto força-flexibilidade.

Como melhorar minha mobilidade?

Quando a mobilidade é limitada devido a músculos retraídos, podemos fazer uso de vários exercícios de mobilidade e procedimentos que auxiliem no relaxamento muscular, como a liberação miofascial, e que ajudem no alongamento desse músculo.

Exercícios de Mobilidade

São exercícios que combinam alongamentos e força para promover a movimentação natural das articulações. Estimulam a lubrificação da articulação, os encaixes corretos das articulações e melhoram os sentidos proprioceptivos da região trabalhada.

Assim temos uma melhor resposta neuromuscular durante os exercícios físicos na atividade física e nas atividades do dia a dia.

Alongamentos Dinâmicos

São exercícios de alongamento executados com movimento. Não é o alongamento que é executado normalmente, sendo eles os alongamentos estáticos (sem movimento).

O alongamento dinâmico já estimula o alongamento durante os exercícios. Funcionam como um pequeno aquecimento e faz com que o músculo a ser trabalhado ganhe mais flexibilidade e relaxamento.

Deve ser um complemento para as atividades diárias de força e resistência pois melhora a postura, desenvolve autoconhecimento corporal e melhora a amplitude dos movimentos.

Além disso, os alongamentos fazem com que as fibras musculares se alinhem de forma correta. Promovendo uma execução ótima dos movimentos, evitando lesões e trazendo maior estética corporal.

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