Você sabe como evitar lesões durante os exercícios físicos?

 

 

Neste episódio, Rainier Morilla e Laís Monteiro falam sobre o que são as lesões, porque nos lesionamos e como evitar lesões durante o exercício físico.

 

Você sabia que a lesão muscular é uma dos principais problemas para quem é praticante de exercícios físicos? E que quem não treina tem um risco alto de sofrer de lesões musculares, lesões articulares, lesões em nossos tendões e ossos?

 

As lesões musculares são rupturas totais ou parciais das fibras musculares, causando danos nos tecidos. Em geral, os mais frequentes são os estiramentos, distensões, contusões e disfunções musculares. Não entraremos nos detalhes das lesões aqui, vamos para o principal.

 

 

 

Os dois motivos que levam as pessoas a ter uma lesão

 

A falta de exercício físico.

Quando você não realiza exercícios físicos. Você utiliza pouco a sua musculatura, que começa a ficar muito tensa e perde a sua ativação. Com isso você para de gerar fibras musculares que fortalecem o seu músculo.

Sem a geração de novas fibras, seu músculo fica fraco, não é utilizado de forma eficiente e quando você precisa ativar ele, a lesão acontece.

O desequilíbrio muscular causado pela falta de atividade física gera danos às articulações. Já que o músculo não consegue sustentar o próprio esqueleto e manter a sua boa postura, as articulações acabam recebendo a sobrecarga.

 

O excesso do exercício físico.

É preciso respeitar os limites do seu corpo quando falamos de exercícios físicos. Além dos exercícios seu corpo precisa de uma boa nutrição e de descanso para poder se reparar.

Quando eu me excedo nos exercícios físicos, não respeito as limitações do corpo nem as intensidades e periodicidade dos exercícios posso desenvolver uma lesão por estresse, por levar esse músculo além do que ele pode suportar.

Também é necessário pensar muito na boa postura: tanto no dia-a-dia, quanto na hora dos exercícios físicos. A má postura e o desequilíbrio muscular são grandes vilões e podem transformar os exercícios físicos em lesões.

 

Como eu posso evitar lesões musculares?

 

Pratique exercícios físicos.

Além de evitar diversas doenças, a prática do exercício físico promove o ganho muscular. Ter músculos fortes e bem organizados auxilia na manutenção de uma boa postura e diminui a sobrecarga nas articulações. Assim as chances de lesões musculares e articulares reduzem significativamente bem.

 

Comer, dormir e descansar.

O seu corpo precisa de uma boa nutrição e hidratação para poder reconstruir as células que são destruídas durante os exercícios físicos, as chamadas microlesões. É justamente a reconstrução dessas células que fazem seu corpo se fortalecer. Beba água e se alimente bem, assim o corpo terá o que precisa para se reconstruir.

Durante o sono, o seu corpo relaxa e o organismo se recupera como um todo. Por isso, manter uma rotina de sono também auxilia muito a boa recuperação.

Para se reconstruir, seu músculo pode levar de 48 até 72 horas, dependendo muito do tipo de exercício e da intensidade com a qual o movimento foi realizado. Por isso é muito importante respeitar o descanso muscular. É preciso um tempo para que a sua musculatura seja reconstruida.

 

Ter uma boa postura

Quando a sua musculatura está ativa, com organização muscular, os músculos trabalham de forma organizada. Isso gera o que nós falamos sobre equilíbrio muscular. Todos os músculos trabalham em conjunto para que nenhum tenha sobrecargas.

Assim, precisamos trabalhar a boa postura para tirar as tensões musculares e as sobrecargas articulares.

Durante a execução dos exercícios físicos é ainda mais importante ainda trabalhar a postura. Primeiro porque isso fará com que você tenha uma melhor postura durante o seu dia-a-dia, mas o mais importante é que durante os movimentos, podem haver algumas sobrecargas a mais, que se não forem bem trabalhadas transformam o treino, em vez do seu melhor amigo, um vilão.

 

Ter um Treino Inteligente

Além de trabalhar a boa postura, o equilíbrio muscular e o fortalecimento dos músculos que não são utilizados no seu dia-a-dia, o treino inteligente também inclui os itens abaixo:

 

  • Liberação Miofascial
  • Mobilidade e Alongamento Dinâmico
  • Preparação do Movimento
  • Técnica do Movimento
  • Volta à calma e Alongamento
  • Respiração

Ouça o podcast e saiba como você pode melhorar sua vida em poucos minutos.

 

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