Você quer começar a treinar e quer saber quais tipos de treinamentos físicos são os melhores para você?

Nesse artigo vamos tratar de quais são os tipos de treinamentos físicos que podem se encaixar melhor na sua rotina e no seu estilo de vida.

Apesar da importância das modalidades e dos esportes precisamos falar sobre seu estilo de vida. Em primeiro lugar: Como você lida com a forma social dos seus exercícios?

Esqueça por um instante sobre qual exercício seca barriga, defini músculo ou emagrece. Acima de tudo está você gostar do que faz. Desde já dê importância ao te faz feliz e te diverte. Só assim fazer exercícios físicos deixam de ser uma obrigação e passa a ser algo prazeroso.

Nada é mais gostoso que sentir felicidade e prazer durante os exercícios físicos. De fato, apenas com esse sentimento é possível manter a rotina. Além disso, uma rotina fácil e leve faz com que os frutos apareçam.

Esse artigo é para você encontrar a felicidade de fazer um bom exercício físico. E fazer isso sem sofrimento.

Vamos falar sobre os seguintes tipos de treinamentos físicos:

  • Exercícios em Grupo
  • Small Groups
  • Treino Personalizado
  • Planilhas de Treinamentos
  • Treino Sozinho

No Podcast Treino Inteligente, já falamos sobre os exercícios em grupo ou sozinho.

Ouça sobre esses tipos de treinamentos físicos no episódio abaixo.

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Tipos de Treinamento Físicos em Grupos.

Exercício em Grupo

Os exercícios em grupos são treinos com mais de 6 pessoas na aula. Se você já viu aquelas turmas de aeróbicas ou spinning, provavelmente sabe do que eu estou falando.

Essas aulas têm muitas pessoas nas salas. Há um instrutor dando as direções dos exercícios para todos que estão na sala. Independente da modalidade o que importa aqui é ter várias pessoas na sala realizando exercícios.

O que é bom destes exercícios é ter muitas pessoas conversando e se divertindo. Isso pode trazer um prazer inigualável para quem gosta de estar envolvido com muitas pessoas.

O ruim é a rotatividade de alunos. Os alunos nas turmas nem sempre são os mesmos. Também tem dias que as turmas estão lotadas, outras vazias. Faz parte.

Por isso os exercícios precisam atender vários tipos de níveis de treinamento: Iniciantes, Medianos e Avançados. Por isso, geralmente, os treinos não têm adaptação para o seu nível.

Isso é maravilhoso para quem está começando.

Em geral as aulas são ajustadas para iniciantes. Só quando em um nível mais avançado que isso será um problema.

Também tem a questão de correção do movimento. Quando você erra, é difícil o instrutor corrigir seu movimento.

Mas não se engane, exercícios em grupo dão um gás na motivação. Por conta da quantidade de pessoas nas salas, você fica animado e dá um pouco mais de si.

Small Groups

Os small groups, ou grupos pequenos, são treinos executados por personal trainers com até 6 alunos.

Essas são aulas, geralmente, contratadas por um grupo específico. Como assim? Você tem um grupo de amigos, ou de colegas de condomínio e contratam um personal trainer para dar aulas para um grupo fechado.

O legal desse tipo de treino é que a amizade entre quem faz os exercícios é ainda maior. A rotatividade é muito menor pois são sempre as mesmas pessoas treinando. Como o grupo é controlado pelos próprios alunos, é mais fácil de ter gente na mesma vibe, nível de treinamento e com objetivos similares.

Manter amigos juntos é algo que dá um charme especial neste tipo de treino.

Outra questão importante é que o que falei agora pouco. Com o nível e objetivos iguais é mais fácil de fazer as progressões. Você melhora seu corpo com maior velocidade pois o personal poderá te dar correções mais específicas. Além disso, o grupo inteiro vai melhorando ao mesmo tempo, então o personal pode ir dificultando os movimentos, aprimorando os exercícios, adaptando as execuções ao que o grupo consegue ou não consegue fazer. Isso traz uma melhoria incrível para seu nível de treinamento.

Tipos de Treinamentos Físicos Sozinho, sem acompanhamento.

No extremo de quem gosta de treinar com outras pessoas está o treino solitário. É quem gosta de treinar sem outras pessoas por perto.

Geralmente quem se encaixa neste grupo são pessoas mais tímidas, que tem vergonha ou de seu corpo, ou de como executa os movimentos.

Se você se encaixa neste grupo e está começando a se exercitar, temos um alerta para te dar: Não é recomendável você fazer esses tipos de treinamentos físicos.

Isso porque, para quem não tem consciência corporal e não executa treinos com frequência, começar a fazer exercícios sozinho podem gerar lesões, dores e outros problemas de saúde.

Vamos falar daqui a pouco como você pode ter um acompanhamento profissional, caso prefira treinar sozinho. Mas antes é bom conhecer alguns pontos que não são recomendáveis para que você não se machuque ou tenha uma lesão mais séria.

Para facilitar, vamos dividir esse tipo de treino em algumas subcategorias:

Vídeos online.

Se você está treinando com ajuda de vídeos, especialmente do Youtube e de redes sociais: Cuidado! Tem muita gente sem consciência corporal mostrando exercícios que podem te ferir.

Infelizmente existem casos de pessoas que se feriram gravemente, até mesmo ficando paraplégico, por conta de tentar executar exercícios físicos vistos em vídeos.

Como você pode saber que vídeo é bom e que vídeo é ruim?

Isso é muito difícil para quem não é profissional da área. Em geral recomendamos que você procure o profissional no CREF = Conselho Regional de Educação Física. Mas vamos ser sinceros, o conselho é regional, ou seja, cada estado ou região tem o seu. Para encontrar um profissional você tem que achar qual o CREF que ele é registrado e só então encontrá-lo. É muito difícil que você vá encontrar o perfil correto sem a ajuda de um profissional.

E mesmo que você encontre um canal bom, como eu mesma estou pensando em fazer em breve, existe a questão da especificidade. O que é isso?

Cada corpo é único e diferente.

Mesmo possuindo os mesmos órgãos, músculos e ossos, detalhes como a altura, largura, densidade, força e outras variáveis de cada um deles são particulares.

Falamos com propriedade sobre isso, também em nosso podcast. No primeiro episódio do Treino Inteligente falamos sobre a importância de respeitar que cada corpo é único.

Por isso precisamos ter consciência sobre o nosso próprio corpo e nos questionar: Qual é a postura correta para meu corpo? Qual o exercício é melhor para este corpo no qual eu vivo? O que funciona para outra pessoa funciona para mim?

Seu corpo é único, não existe outro igual.

E mesmo que os exercícios sejam todos iguais (Abdominais, Flexões, Agachamentos), cada corpo deve executar esses movimentos de uma forma diferente. As variáveis vão desde os pesos, repetições, adaptações, descanso até as questões de quais são suas falhas, quais os músculos estão fracos, existem tensões ou nós que precisamos tirar. Enfim, seu corpo precisa de um movimento específico.

Vídeos, infelizmente, não entregam isso.

Aplicativos de Treino

Se encaixam na mesma questão dos vídeos online. Não existe especificidade para os treinos.

Existe uma coisa, que se o aplicativo oferecer, vale a pena investir: Há um treinador te acompanhando?

Se há a possibilidade de você encaminhar um vídeo para um treinador físico, cadastrado no CREF, esse aplicativo poderá te trazer grandes benefícios. Isso porque o seu treino será personalizado (um profissional gerou o treinamento para você) e também há uma avaliação (o profissional está vendo quais são os seus pontos fortes e quais precisa melhorar) e correção (o profissional te dá instruções de como executar o movimento de forma correta).

Se o aplicativo gera treinos automatizados e não dá instruções de como você corrigir o seu movimento, através de uma avaliação, desconfie desse aplicativo. Você poderá se lesionar ou se machucar à toa.

Academias

Os treinos executados em academia (neste caso o salão de musculação) também são considerados como treinamento sozinho, visto que os profissionais, embora te deem instruções, não irão te acompanhar em todos os movimentos e treinos.

Preferimos academias mais que o treinar em casa, pois nelas há profissionais que estão preparados para reconhecer as situações de risco que podem causar lesões e problemas mais graves, além de instruções básicas para a execução dos exercícios.

Ainda assim, é melhor ter alguém que possa te corrigir, caso você execute algum movimento de forma errada. Assim você garante que não terá lesões ou outros problemas de saúde mais graves.

Tipos de Treinamentos Sozinhos, com acompanhamento.

Treino por Aplicativos de vídeo.

Quer treinar sem sair de casa, com vídeos? Uma boa alternativa é encontrar algum personal trainer que ofereça aulas por Skype.

Assim você pode treinar no conforto da sua casa, com a disciplina de ter um horário fixo e um profissional te acompanhando. O acompanhamento profissional faz com que seu treino seja muito mais efetivo.

Logo mais vamos falar sobre os personal trainers, eles dão benefícios incríveis ao seu treino e vale a pena investir em um, independente se o treino será com ele em sua casa ou através de plataformas de transmissão de vídeos. (Skype, WhatsApp, Instagram entre outros)

Aplicativos de Treino com Profissionais.

Como falamos na parte sobre aplicativos de treinamento. Vale a pena investir em aplicativos que tenham um acompanhamento de um personal trainer. Mesmo que não seja todo dia com um profissional te acompanhando como é o caso do treino com aplicativo de vídeo, ter uma correção pontual pode te auxiliar muito nos teus exercícios.

Planilhas de treinos.

São treinamentos criados especificamente para um determinado aluno, considerando seu nível de treinamento, flexibilidade, força e outras variáveis identificadas em uma avaliação física. Tudo o que deve ser executado por um mês está na planilha de treinos.

As planilhas de treinos são oferecidas tanto para pessoas que já estão treinando com determinado personal trainer, ou que desejam fazer o treinamento a distância.

Neste caso o profissional marca uma aula presencial, por Skype, ou até mesmo envia vídeos no WhatsApp com os movimentos que serão executados. Também há a possibilidade de tirar dúvidas, enviar vídeos perguntando se o movimento está correto.

Isso faz com que o seu treino seja monitorado de perto, mesmo à distância.

Caso você queira, a Laís Monteiro faz Planilhas Online e o acompanhamento à distancia.

Tipos de Treinamentos Físicos Personalizados

Os treinos personalizados são os treinos executados por um Personal Trainer. Em geral os treinos são executados para apenas uma pessoa. Por conta disso há mais personalização, especificidade e consciência corporal para o aluno.

É possível fazer aulas de personal trainer também em duplas e trios e ainda manter o nível de qualidade igual ao treino personal para apenas uma pessoa.

Nós gravamos um podcast com os 5 Benefícios de Treinar com um Personal Trainer. Ouça o episódio abaixo.

O Personal Trainer

O Personal Trainer é um instrutor capacitado, formado em Educação Física e com o seu CREF em dia (Pesquise pelo Nome, Laís Monteiro. Quando o assunto é corpo é importante confiar somente em quem tem o Registro). Esse profissional tem todo o conhecimento das especificidades do corpo e de como cada um de nós é diferente. Por conta disso cada pessoa precisa de um treinamento físico diferenciado.

Quanto mais somos focados em nosso próprio corpo, melhor o treinamento será.

O Personal Trainer é justamente a pessoa que fará com que você realize o exercício no qual você precisa. E todo o trabalho que ele desenvolve te trará os benefícios abaixo:

Disciplina e Motivação

Ter um personal trainer, com um horário marcado e determinado é a melhor forma de você dedicar um tempo específico para seu treinamento e respeitar esse treinamento.

Isso cria a disciplina, que muitas vezes nos impede de levar nosso treinamento adiante.

Além disso o convívio com quem ama exercícios e deseja uma vida saudável te contagia. Em pouco tempo o Treino Inteligente se transforma num estilo de vida no qual você irá amar

Controle do Movimento

Executar os exercícios da forma correta, se preocupando com a sua saúde e com suas articulações.

Não há melhor maneira de prevenir lesões do que ter alguém que irá corrigir qualquer erro em um exercício e te ensinar a executar o movimento de forma correta.

Além disso o trabalho de movimentação se estende para outras áreas da sua vida. Você irá melhorar sua postura e movimentos do seu dia-a-dia, como, por exemplo, o agachamento que irá te auxiliar a sentar e se levantar de uma cadeira.

Autoconhecimento

Conhecer seu próprio corpo, saber como superar as suas dificuldades e saber respeitar os limites de um treinamento são os grandes pilares de um autoconhecimento que ter um personal trainer pode te trazer.

Isso te fazer ter uma vida com o propósito de ser saudável, ativo e determinado.

Resultados

Quais são os resultados que você deseja? Barriga tanquinho? Músculos definidos? Emagrecer?

O melhor resultado é aquele duradouro, permanente, que é executado com saúde. E é este o resultado de uma jornada de autoconhecimento e entendimento do seu corpo e um personal trainer.

Avaliação

Ter uma avaliação apurada do seu próprio corpo é a melhor maneira de começar a transformação em sua vida.

Uma boa avaliação irá te mostrar onde estão os problemas em seu corpo, onde é necessário trabalhar para melhorar os teus resultados. E aqui está o grande segredo de um personal trainer.

Ele é o profissional que irá realizar a melhor avaliação física da sua vida. Identificando todos os itens que precisam ser trabalhados antes de você avançar etapas.

A avaliação te traz a disciplina e motivação.

Somente comparando seus resultados para perceber as grandes mudanças que você vive. A cada avaliação nova, você identifica todos os progressos que você está passando e define os objetivos para o próximo período de treinos.

O controle do movimento também é amplificado, bem como o autoconhecimento. Ter consciência do que está acontecendo com o seu corpo e trabalhar com o máximo de compreensão é o que te faz chegar à resultados extraordinários.

Como escolher os tipos de treinamentos Físicos que se encaixam em minha vida?

A principal escolha é sempre ter um profissional te acompanhando, independente dos tipos de treinamentos físicos que você escolhe.

Nós, ainda não falamos dos tipos de treinamentos físicos em relação às modalidades. Escolher as modalidades que te fazem feliz são importantes, por isso em breve vamos fazer um artigo para cada modalidade que a Laís Monteiro trabalha:

  • BALLET
  • PILATES
  • LPF – LOW PRESSURE FITNESS
  • TREINAMENTO FUNCIONAL
  • RP2
  • MUSCULAÇÃO
  • ALONGAMENTO
  • LIBERAÇÃO MIOFASCIAL

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Voltando aos tipos de treinamentos físicos

Especialmente em questão de quantidade de pessoas na sala. É importante levar em consideração o que te deixa mais feliz.

Você gosta de ter contato com muitas pessoas em uma sala? Está nos primeiros movimentos? Então pode começar com uma turma maior, com grandes grupos.

Quer um grupo pequeno e fiel trabalhando com você? Suas amigas, colegas de trabalho ou de condomínio? Contrate uma personal para atender em um Small Group. Small groups é maravilhoso para estreitar relacionamentos.

Ainda é possível fazer Personal Trainer com duas ou três pessoas. Nada melhor que treinar com seu marido ou esposa. É possível até mesmo incluir seus filhos nos exercícios físicos. Assim você pode criar uma intimidade maravilhosa com sua família.

Prefere treinar sozinho?

Quer focar ainda mais no seu corpo? Ter uma atenção dedicada? Escolha um personal trainer. Não importa se presencial, por vídeo ou através de uma assessoria online.

Ter uma atenção dedicada? Escolha um personal trainer. Não importa se presencial, por vídeo ou através de uma assessoria online.

Só não treine sem um profissional, pois você pode se ferir ou lesionar. Isso nós queremos evitar ao máximo.

Mas o mais importante é: Se movimente. Não deixe de se exercitar pois isso vai transformar a sua vida.

Quais os tipos de treinamentos físicos que você prefere?

Converse comigo nos comentários. Ficarei feliz em responder.

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